Planejamento e controle de produção de uma disk pizza
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (DCET) COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (COLEPS)
Discentes: Luiza Albuquerque e Rafaella Del Pomo
Disciplina: Planejamento e Controle da Produção I
Docente: Juliano Zaffalon
Estrutura completa de um Disk-Pizza
RESUMO: Esta atividade visa apresentar a estrutura de uma montagem de um Disk-Pizza, baseada nos principais conceitos e definições abordados no Planejamento e Controle da Produção. Primeiramente, são exibidas as partes específicas da estrutura e, posteriormente, é apresentado um fluxograma de toda a estrutura.
Palavras-chave: disk-pizza; planejamento; fluxograma.
1. Introdução Atualmente, muitas empresas têm implementado sistemas de Planejamento e Controle de Produção (PCP) visando aperfeiçoar o desempenho no mercado fazendo com que atinja altos níveis de qualidade e custo reduzido do produto.
Segundo Corrêa et al (2007), O PCP é o conjunto de sistemas de informações que servem de apoio à tomada de decisões táticas e operacionais, relacionadas às questões logísticas de: “o que” produzir e comprar, “quanto” produzir e comprar, “quando” produzir e comprar e, “com quais recursos” produzir.
Portanto, planejar e controlar significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. (LOPES et al, 2007)
Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma estrutura completa de um disk-pizza, visando o planejamento e controle para a tomada de decisões táticas e operacionais.
2. Estrutura de um Disk-Pizza 3.1. Gestão da demanda Inicialmente almeja-se vender em média 1450 pizzas por mês, sendo 40 pizzas, por dia, de terça a quinta, e 240 pizzas de sexta a domingo. Pretende-se não possuir estoque do produto acabado, afinal acabaria afetando na qualidade do produto. Cada Pizza custará em média R$20,00, terá tamanho único (grande, 8 pedaços), e a