sofistas, socrates e platao
A evolução humanidade levaram a questionamentos sobre o meio aonde vive(chuva, raios, sol, plantação, colheita) e foi explicado através dos deuses, mitos onde a natureza era o foco. com a criação da moeda, o comércio entre os povos começa trazer outros questionamentos e com os sofistas o homem si torna o foco, os sofistas também si denominam como detentores da virtude (sabedoria) e começa a ensinar que tem dinheiro pra pagar a arte de argumentar, de expor sua opinião. eles acreditavam na verdade relativa cada pessoa tem sua opinião sobre o mesmo assunto baseado na sua criação, visão, vivência. criando assim a política.
Sócrates foi um divisor de água na filosofia. acreditava numa verdade absoluta, uma verdade que não abre espaço para a discussão.
O homem é a sua alma; alma entendia como a consciência, a personalidade intelectual e moral. O conhecimento leva a virtude que é ser bom, não tendo o conhecimento está na ignorância levando a fazer coisas mas; define o mal como consequencia da ignorância.
O conhecimento sendo base de tudo tendo seu autodomínio. "conhece-te a ti mesmo".
Sócrates não si importava com a classe social das pessoas e nem cobrava para ensinar fazia por amor a filosofia. Seu método de ensino era "eu sei que nada sei" usando da ignorância do assunto, abordava as pessoas na rua e lançava uma pergunta através da ironia conduzia o pensamento da pessoa até chegar a verdade que ele acreditava ser a correta, portanto, a virtude boa aflorava dela mesma assim chamada por Sócrates de maiêutica: nascer do conhecimento. *Platão:
Nasceu em Atenas -Grécia no ano de 428-427 a.C, viveu a fase áurea da democracia ateniense, recebeu excelente educação visando à prática política mas as alternâncias de facções no poder o fizeram manter distância de cargos públicos.
Até aos 21 anos dedicou-se a pintura e a poesia, e escreveu textos para o teatro. Aos 21 anos se tornou o mais dedicado discípulo de Sócrates, que tinha