Socorrismo
Autores: Catarina Cardoso e Olga Ribeiro1 Olgaribeiro_27@hotmail.com
1 Estudantes do XIIº Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave
Introdução
As emoções são condicionadas, entre outras doenças, na esquizofrenia. Esta é um transtorno psiquiátrico caracterizado, por progressiva deterioração neuro cognitiva e desajustamento social. A pesquisa na área sugere que os problemas de adaptação na esquizofrenia podem estar relacionados com prejuízos no processamento de informações emocionais no ambiente (Sousa, 2008).
Para além da alteração da cognição, a esquizofrenia provoca embotamento afetivo, sendo este expresso por uma alteração das emoções (Cortese, 2004).
Posto isto, e tendo por base necessidades identificadas numa unidade de internamento de longa duração de psiquiatria, com prevalência de um elevado número de utentes com dificuldades na expressão de emoções optámos por realizar uma atividade de estimulação neste âmbito.
Para a seleção das participantes, foram estabelecidos como pré-requisitos mais relevantes a capacidade para comunicar e a presença de défice a nível da expressão das emoções.
Palavras-Chave: Esquizofrenia; Expressão de emoções.
Objetivo Geral
Promover a expressão de emoções, por parte das utentes selecionadas para a realização da atividade.
Objetivos Específicos
Estimular a capacidade de expressão de emoções;
Encorajar a expressão de emoções;
Explicar a importância do sorriso e do choro;
Promover a gestão de emoções.
Enquadramento
As emoções constituem-se como reações subjetivas e idiossincráticas do indivíduo a um determinado evento do ambiente interno ou externo, sendo caracterizadas por mudanças fisiológicas, cognitivas, experienciais e comportamentais que o preparam para a ação (Vaz, 2009). Sendo assim, estas desempenham um papel central no desenvolvimento do indivíduo, na aquisição de competências fundamentais, promovendo quer o