O fenômeno de Transferência e Contratransferência para Psicanalise
Bárbara Pereira Alves*
Chayene Cristina de Moraes*
Tawana de Oliveira Neder Paulino*
Resumo
Nas diversas vertentes da Psicanálise o conceito transferência e contratransferência são conceitos centrais na relação terapeuta e paciente, que com o passar do tempo vão sofrendo diversas mudanças em seus conceitos principalmente nas obras Freudianas. Este trabalho tem como objetivo abordar esses conceitos que são fundamentais para o processo psicanalítico. Os temas Transferência e Contratransferência serão vistos a luz de várias perspectivas psicanalíticas.
Palavras-chave:Transferência; Contratransferência; Psicanálise.
Transferência e Contratransferência no campo Psicanalítico
Transferência
Denominamos “Transferência“, as projeções relacionadas a reações emocionais do paciente, dirigidas ao analista.
Transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para nosso presente, é executada pelo nosso inconsciente.
O fenômeno transferencial não possui um caráter só positivo ou só negativo, e sim consiste na recriação dos diversos estágios do desenvolvimento emocional do paciente ou reflexo de suas complexas atitudes.
A transferência e contra transferência são fenômenos que estão presentes em toda a relação Interpessoal; inclusive na entrevista.
É uma projeção do emocional do paciente dirigida ao analista, de maneira mais simplificada, bem como o próprio nome sugere algo é transferido para alguém, dizemos que transferência sempre parte do analisando em direção ao analista.
O termo transferência foi utilizado pela primeira vez por Freud em 1985, como uma forma de resistência, ou seja, um obstáculo ao processo analítico como meio de evitação aos conteúdos de sexualidade infantil.
Transferências são reedições, reduções das reações e fantasias que, durante o avanço da análise, costumam despertar-se e tornarem-se conscientes, mas com a característica de substituir uma