Curso técnicas de socorrismo
1- INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS
Apresento a minha Proposta de Formação, no âmbito do Curso de Formação para Formadores, que tem por Título Curso Técnicas de Socorrismo.
Esta tem por objectivo habilitar os formandos com conhecimentos, teóricos e práticos, que lhes permitam prestar a primeira assistência a sinistrados.
Actualmente observa-se, na nossa sociedade, uma prevalência comportamental em relação ao Socorro de vidas Humanas, mais especificamente em Locais de Trabalho, como a Indústria, em Instituições de Carácter Público, como uma Escola, em Espaços Públicos e/ou de Lazer, entre outros. Isto porque, em qualquer um destes locais verifica-se a existência constante de pessoas, e estas, pelos mais diversificados motivos, encontram-se susceptíveis de carecer de atendimento por doença, acidentes ou outros, que necessitem de uma intervenção rápida na área da saúde, mais especificamente na área do tratamento.
Muitas das vezes, o socorro deve ser prestado de uma forma precoce, como nos casos de paragem cardio-respiratória, doença súbita ou mesmo de quedas, e é nestes aspectos que surge a importância dos diversos agentes envolvidos no processo se encontrarem despertos, para que a activação do Sistema Integrado de Emergência Médica seja efectuada o mais breve possível, e para que as sequelas resultantes sejam as menores possíveis ou mesmo nulas.
Focando especial atenção, naquela que é a mais alarmante e mais preocupante situação em que um individuo se encontra, colocando a sua vida em risco, conduzindo muitas vezes à morte, sabe-se que à luz do conhecimento médico actual, há três atitudes que modificam o resultado no socorro à vítima de paragem cardio-respiratória (PCR):
1. Pedir ajuda, accionando de imediato o Sistema Integrado de Emergência Médica;
2. Iniciar de imediato manobras de Suporte Básico de Vida (SBV);
3. Aceder à desfibrilhação tão precocemente quanto possível mas apenas quando indicado.
Estes