Construção civil
ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA DO AGREGADO GRAÚDO (NBR NM 45:2006); DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO GRAÚDO PELO METODO DA PROVETA (NBR NM 53:2009) E DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA DO AGREGADO GRAUDO (NBR NM 248:2003)
Relatório de Ensaio, apresentado como parte das exigências para compor o Grau 1 da Disciplina de Tecnologia do Concreto – Turma 3317, ministrada pela Prof. Carolina D’Oliveira, Esp..
PALMAS – TO
05/03/2012
SUMÁRIO
PÁGINA DE ROSTO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 6
3. EQUIPAMENTOS 7
4. MATERIAIS E MÉTODOS 8
5. RESULTADOS 10
6. CONCLUSÃO 13
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14
8. anexo -composição granulométrica 15
1. INTRODUÇÃO Agregados são materiais granulosos e inertes (deveria ser inerte, mas há agregados que não passam por análise laboratorial, possuindo assim substancias indesejáveis que prejudicam o concreto), eles entram na composição de argamassas e concreto e que têm por finalidades resistir aos esforços, diminuir a retração e o consumo do aglomerante (geralmente mais caro). Segundo Petrucci (1970) define-se agregado como o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte de dimensões e propriedades adequadas para a engenharia. Os agregados conjuntamente com os aglomerados, especificamente o cimento, formam o principal material de construção: o concreto.
CLASSIFICAÇÃO E TERMINOLOGIA Classificação dos agregados conforme a dimensão das partículas, massa específica, ou origem têm gerado uma terminologia especial que deve ser claramente entendida. Por exemplo, o termo agregado graúdo é usado para descrever partículas