Trabalho De Socorrismo
O que é um Choque Elétrico?
São os chamados condutores elétricos que fazem com que através de materiais, a eletricidade produzida num ponto consiga ser levada a outros pontos distantes. Desta maneira, é possível afirmar que o corpo humano é condutor da eletricidade. Quando este é colocado em contato com uma fonte elétrica, deixa a eletricidade, transmitindo-a a outros corpos condutores. A esta designação dá-se o nome de choque elétrico, sendo a reação do organismo à passagem da corrente elétrica.
É importante referir que um choque elétrico pode de ser de tal maneira perigoso, de modo a ser algo fatal no que toca à sua intensidade e duração. As consequências de um choque elétrico podem variar de um simples susto até à morte.
Devido a estes fatores que influenciam a ocorrência de choques elétricos, é possível afirmar que é necessário existir uma certa prevenção, para que tais não aconteçam. Assim, em locais onde pode não existir uma desenergização do circuito deve-se, em outras medidas de controlo, aumentar a resistência e para isso usar luvas e botas adequadas.
Qual a etiologia do choque elétrico?
No que se refere à etiologia dos choques elétricos, denominada também como as causas dos mesmos, é importante acentuar que este tipo de acidentes pode-se originar a partir de diferentes motivos, destacando-se alguns importantes, como por exemplo:
Quadro Clínico
Ao passar pelo corpo humano, a corrente elétrica causa um conjunto de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo humano, desde uma ligeira contração superficial até uma violenta contração muscular, ocasionando morte instantânea. A gravidade das lesões é determinada por diversos fatores, entre eles a intensidade e o padrão da corrente, a duração da exposição e a resistência dos tecidos. Alguns dos efeitos que mais se destacam no organismo do ser humano quando um choque elétrico acontece são:
A elevação da temperatura dos órgãos, devido ao