Sociologo Elton Mayo
Elton Mayo, como era conhecido, foi um sociólogo australiano que nasceu em meados de 1880 na cidade de Adelaide na Austrália, considerado um dos fundadores e principais personagens do procedimento sociologia industrial estadunidense. Foi formado em medicina pela Universidade de Adelaide e na África trabalhou na Universidade de Queensland. Em sua terra natal aprendeu sobre as sociedades aborígenes e com isso acabou-se tornando mais sensível ás várias dimensões da natureza humana. Ocupou-se durante a 2ª Guerra Mundial da analise psicológica dos soldados em estado de choque.
Até nos dias de hoje é reconhecido pela experiência feita na fábrica Western Electric Company, onde era localizada na região de Hawthorne em Chicago, nos Estados Unidos, lá concluiu uma teoria contrária a Teoria Clássica da Administração, a mesma era considerada pelo sindicato e pelos trabalhadores uma forma educada de explorar os funcionários para beneficiar os patrões.
Com a necessidade de sensibilizar e dar liberdade a administração, com o desenvolvimento das ciências sociais como, psicologia, sociologia, etc. e com a experiência da pesquisa na fábrica de Hawthorne, daí surgiu a Teoria das Relações Humanas.
Essa experiência teve como base, estudar todos os problemas constantes dentro de uma organização como, por exemplo, os acidentes, a rotatividade de pessoal e as condições de trabalho pelo qual os colaboradores eram expostos e que na época havia situações desagradáveis que estavam sendo rotineiras no ambiente de trabalho. Nesse estudo houve várias fases e suas conclusões sobre elas foram que, o trabalhador produz mais quando esta em um convívio social agradável, as amizades tem que ser consideradas para a administração, pois, dificilmente um colaborador agira sozinho, que a motivação surge mais através de reconhecimento e que a remuneração por sua vez, vinha em segundo lugar, grupos informais surgiam conforme a afinidade entre os funcionários, relações humanas são quando