O Jardineiro Fiel
O filme o Jardineiro Fiel, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, conta a história de um diplomata britânico e jardineiro (nas horas vagas), chamado Justin que perde sua esposa de forma trágica. Justin conhece e se apaixona por Tessa, uma ativista de causas humanitárias. Os dois se conheceram em um congresso, onde ele é questionado por ela. Após uma discussão se tornam amigos e dessa amizade nasce à união, e devido Justin receber uma proposta de trabalho África Tessa pediu para ele que a levasse junto. Eles se mudam para o Quênia e chegando lá, se deparam com um ambiente desolador, muito miséria, epidemias e um grande abandono.
Na África, Justin continua com seu trabalho diplomático enquanto Tessa se envolve em causas humanitárias e trabalha ao lado do médico Arnold. O seu envolvimento com essas causas a faz notar que algo estranho acontece, levando-a, a uma investigação sobre a presença de indústrias farmacêuticas no Quênia. Na investigação Tessa observa que muitas pessoas têm morrido logo após ingerirem alguns medicamentos e a causa das mortes não é revelada, levando a crer que uma empresa farmacêutica tem usado pessoas como cobaias para testar seus medicamentos, e o pior é que as pessoas não sabem que estão sendo usadas para tal fim.
Tessa assume atividades de voluntariado social e articula-se com pessoas da comunidade. Faz amigos que, como ela, têm preocupações sociais e lutam pelos excluídos. Começa a perceber irregularidades criminosas ocorrendo em serviços de saúde locais. É uma pesquisa científica com um novo medicamento contra a tuberculose, usado em pacientes infectados pelo vírus da Aids e que provoca paraefeitos pelos quais as pessoas sofrem e morrem. Anota tudo em um dossiê.
Justin, por seu lado, não a questiona, não a interroga, respeita o seu trabalho embora não o apoie e pouco se interesse por ele. Continua dedicando-se às suas plantas que trouxe para a África e ao seu trabalho, de forma burocrática e