Plano de ação
PLANO DE AÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina o Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Comunicação e Linguagem; Psicologia da Educação II; Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais.
Orientador: Prof. Vilze Vidotti Costa; Lilian Salete Alonso; Carlos Eduardo Gonçalves; Fabio Luiz da Silva.
Este estudo, constitui-se em um plano de ação que tem por objetivo conscientizar aos alunos do 4º ano sobre as diferenças raciais, bem como o preconceito.
Como aponta Cavalleiro (2009) é importante realizar uma reflexão nas escolas sobre os valores, crenças e comportamentos, para que assim, se possa compreender o racismo, a discriminação e o preconceito na sociedade, além de seus efeitos.
Machado e Ceccon (1994) revelam que a escola é um ambiente de socialização em que o aluno está propcio a ser inserido ou não em determinado grupo, surgindo, deste modo a desigualdade e a discriminação.
Deste modo, lidar com tal temática é algo delicado, uma vez que é necessário estabelecer metodologias diferenciadas para se alcançar o objetivo da conscientização do certo e do errado.
Por isso, por meio do presente estudo, que foi elaborado utilizando-se o método de pesquisa bibliográfico e de campo, pois se pretende utilizá-lo na salas de 4º ano, buscou-se realizar um trabalho de conscientização das diferenças raciais, e o necessário respeito ao próximo.
Desenvolvimento
Plano de Ação Pedagógica
Este trabalho trata-se de um plano de ação pedagógica com o cunho de oferecer procedimentos metodológicos aos docentes para que possam trabalhar o tema discriminação racial no ambiente escolar, e por sua vez, os alunos poderão disceminar os conteúdos aprendidos na comunidade em