Sociologia
Difusão Cultural: Processo estudado no âmbito da corrente antropológica chamada “difusionismo" que implica no movimento de transferência de traços característicos culturais e idéias de uma sociedade, ou grupo étnico, à outra.
Etnocentrismo: É a tendência de considerar as normas e valores da própria sociedade ou cultural como critério de avaliação de todas as demais.
Determine biológico: é uma teoria que equivale a dizer que ambos compartilhavam as normas comportamentais, tais como as diferenças sociais e econômicas entre os grupos, principalmente diferenças de raça, de classe e sexo , derivado de certos herdados diferenças inatas, e que Neste sentido, a sociedade é um reflexo preciso da biologia .
Aculturação: Quando duas culturas distintas ou parecidas são absorvidas uma pela outra formando uma nova cultura diferente. Além disso, aculturação pode ser também a absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida.
Contracultura: É um movimento que tem seu auge na década de 1960, quando teve lugar um estilo de mobilização e contestação social e com ele, novos meios de comunicação em massa e pode ser definida como um ideário altercador que questiona valores centrais vigentes e instituídos na cultura ocidental.
Cultura de massa: É toda manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população; o povo, o grande público a despeito de heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas — e veiculada pelos meios de comunicação de massa.
Cultura Erudita: É aquela que se opõe à cultura popular. Exige um alto grau de instrução, de estudo, de formação