Levantamento epidemiológico na ilha de combu
FACULDADE DE ODONTOLOGIA
LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO NA ILHA DE COMBU
Trabalho apresentado à disciplina de Saúde Coletiva, ministrada pela prof. Roseane
Belém
2013
Levantamento Epidemiológico na Ilha de
Resumo
Introdução – O presente trabalho é um estudo transversal epidemiológico das condições de saúde bucal da população ribeirinha da ilha de Combu, localizada próximo a Belém no Estado do Pará. Pretendeu-se avaliar um dos requisitos do conceito saúde, a saúde bucal, medindo a condição das estruturas dentárias submetidas ou não ao agravo da cárie dentária que decorrem direta ou indiretamente da condição de higiene, dieta, quantidade e qualidade de assistência e serviços de saúde prestados à população.
Materiais e Métodos – O estudo segue a metodologia preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a realização de estudos epidemiológicos, utilizando os índices CPO-D, ceo-de IHOS. A ficha utilizada é um formulário simplificado para o LEC (Levantamento Epidemiológico de Cárie). Resultados – Observou-se que esta população está sob risco de cárie dentária em virtude da freqüência da alimentação cariogênica, da falta de instrução quanto a higiene Bucal e da dificuldade de acesso à assistência prestada pelo serviço de saúde da região.
Conclusões – De acordo com os resultados, como base para orientar o planejamento e a demandados serviços preventivos e curativos de saúde bucal, deve-se incentivar a atenção e atendimento à saúde desta população.
MÉTODOS
Este estudo visa conhecer a realidade da doença cárie na Ilha de Combu, localizada nas proximidades de Belém relativamente isolada geograficamente de centros urbanos, no Estado do Pará. O estudo segue a metodologia preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a realização de estudos epidemiológicos, utilizando os índices CPO-D, ceo-d e IHOS. A ficha utilizada foi o formulário simplificado para o Levantamento Epidemiológico de Cárie (LEC). Os dados