Sociologia
Os socialistas do século XIX foram chamados de utópicos (sonhadores), pois tinham um sonho bonito de construir uma sociedade na qual todos seriam livres, iguais e tranquilos; os socialistas utópicos acreditavam que o mundo poderia ser modificado pela boa vontade dos empresários, pelo exemplo de pequenas comunidades, etc. No entanto, Marx e Engels (socialistas científicos) ridicularizaram essas ideias, pois acreditavam que a única força social capaz de transformar o mundo era o trabalhador.
7 - Materialismo Histórico - Um tipo de estudo da sociedade, da economia e da história, em que tenta-se demonstrar que é na "exploração" que se encontra a forma mais essencial de se explicar as relações entre os indivíduos (durante o feudalismo eram os servos os oprimidos pelos senhores, no capitalismo seria a classe operária pela burguesia).
Materialismo dialético - Se a dialética é a arte do diálogo, da contraposição e da contradição de ideias a fim de levar a outras ideias, o materialismo dialético seria a arte de dialogar, contrapor e contradizer as nuances da sociedade (materialista segundo o marxismo) a fim de levar a novas descobertas.
8 - O capitalismo, segundo Marx, se configurou plenamente a partir do século XVIII (apesar da sua origem ser anterior), quando ocorre a Revolução Industrial. Iniciada na Inglaterra, dali se propagou para outros países. Sua essência era a busca do capital, pelo qual a burguesia a classe social dominante- concentra o poder. Nessa busca, esse sistema econômico não vê nenhum impedimento político, moral ou ético para expropriar o trabalhador de todos os seus atributos humanos. Marx afirma que no processo de produção capitalista, o homem se aliena, tornando-se mera peça de engrenagem produtiva. Ele não é mais dono dos seus instrumentos de trabalho, o ritmo