Segurança no laboratório de química
Segundo alguns dados estatísticos, a maioria dos acidentes em laboratórios ocorrem pela imperícia, negligencia e até imprudência dos técnicos. Sendo assim, torna-se indispensável estabelecer em industrias, laboratórios de ensino e de pesquisa, normas mais rígidas de segurança.
NORMAS DE SEGURANCA PARA O LABORATÓRIO
Todo trabalho efetuado em laboratório oferece risco. Este risco pode ser decorrente da ação de produtos químicos, eletricidade ou chamas e agentes patogênicos, resultando em danos materiais, ferimentos, queimaduras ou graves infecções. É bom ressaltar que o professor ou o chefe do laboratório é sempre a pessoa melhor qualificada para orientar quanto aos cuidados específicos a serem tomados em relação a cada experimento.
Abaixo estarão algumas regras básicas a serem seguidas dentro do laboratório: * Conheça o Mapa de Riscos do seu local de trabalho; * Não entre em locais de risco desconhecido; * Não permita a entrada de pessoas alheias aos trabalhos do laboratório; * Não fume no laboratório; * Não se alimente e nem ingira líquidos nos laboratórios; * Não armazene substâncias incompatíveis no mesmo local; * Não abra qualquer recipiente antes de reconhecer seu conteúdo pelo rótulo. Informe-se sobre os símbolos que nele aparecem (ver referências) * Não pipete líquidos diretamente com a boca; use pipetadores adequados; * Não tente identificar um produto químico pelo odor nem pelo sabor; * Não retorne reagentes aos frascos de origem; * Não execute reações desconhecidas em grande escala e sem proteção; * Não adicione