Sociologia
Fases psicossexuais do desenvolvimento na visão de Freud.
1) Caracterize as fases pré genital e genital, segundo Freud.
Pré-genital acontece na infância, ou seja, logo ao nascer à criança já tem sexualidade, ainda não há erotização por meio de órgãos genitais, as pulsões vem logo em seguida, acontecem por etapa pré genitais. A genitalização ocorre por volta dos 11 anos de idade. 2) Freud coloca que é possível a fixação do sujeito “em fases” psicossexuais parciais quando criança. Essa fixação causa transtornos nas condutas adultas. Caracterize essas fixações.
Fase oral. O bebê procura saciar sua fome e tem prazer em mamar no peito. A boca é a região que constitui a fonte de satisfação. É importante que a mãe fique com ele o maior tempo possível.
O desaparecimento momentâneo de sua mãe aparecera no futuro, à criança terá hábitos de colocar coisas na boca tais como:
Adulto: Fumar, beber, falar demais, comer demais e etc.
Nesta fase de amamentação a mãe é o espelho da criança, se a amamentação for substituída por uma mamadeira, uma babá ou uma creche, essa criança será ansiosa e angustiada.
No futuro, na fase adulta se transformara em individuo violento, expressara sua agressividade enquanto pequeno mordendo o seio de sua mãe e brinquedos.
Fase anal. Desenvolvimento entre dois e quatro anos de idade controla os músculos estriados, tem prazer igualmente erótico, mas ainda não é genetalização.
Mantém as fezes no instetino e depois solta para fora de si. Utiliza dessa forma para se desafiar seus cuidadores, faz as fezes em local impróprio.
Quando adulto tem dificuldade de usa o banheiro, ou seja, quando viaja não consegue fazer coco, não empresta dinheiro a ninguém.
Fase fálica. Quando o órgão genital masculino passa a ser a representação simbólica da realidade para as meninas, para as garotas acreditam que o clitóris vira um dia