Sociologia
Immanuel Kant escreveu um artigo com o objetivo de responder à pergunta “O que é esclarecimento?”. Esclarecimento seria a saída do homem de sua menoridade. Menoridade esta que é a “incapacidade de fazer uso do seu entendimento sem a direção de algum outro indivíduo”, isto é a dependência de uns para com os outros. Sendo o culpado dessa menoridade o próprio indivíduo.
O esclarecimento é um modo de racionalidade que surgiu na Grécia antiga, e desenvolve-se mais tarde juntamente com a evolução do nosso sistema atual - o sistema capitalista.
Em meados do século XVIII, época do iluminismo, o termo possuía o conteúdo de livrar o homem da ignorância que era proporcionada pelos mitos, ou seja, pela imaginação do saber.
O esclarecimento, ao se opor ao mito, elimina os deuses e demônios, além de acabar também com o conceito de reflexão, querendo assim substitui-los . Esta atividade de esclarecimento é vista também como o desencantamento do mundo, no qual a natureza não era mais encantada pelo ponto de vista dos capitalistas, permanecendo essa visão ate os dias de hoje.
O que impede o homem de se tornar esclarecido é o simples fato de ter medo do que enfrentará em busca do saber, e do comodismo causado pela menoridade, ou seja, no estado de menoridade o ser humano torna-se dependente. É mais cômodo ser dependente de outros, do que enfrentar o terreno desconhecido e instável por onde se encontra o conhecimento.
Foi com as ideias Iluministas e com a visão mundial de que a ciência era a solução para a maioria dos problemas que surge o conceito de esclarecimento.
Durante aproximadamente dois séculos, os homens foram cegamente guiados pela meta do esclarecimento e pela ciência (a solucionadora dos problemas). Tal pensamento originou a I e a II Guerra Mundial; sinônimo de morte, fome, pobreza, degradação do homem enquanto ser tanto fisicamente quanto mentalmente, devido ao tão aclamado avanço tecnológico influenciado pelas ideias