Sociologia
Marcela Albuquerque Maciel
Resumo: O presente trabalho consiste na análise da questões envolvendo a homossexualidade e a homofobia, partindo-se das concepções de biopolítica de Michel Foucault, e da ética da responsabilidade de Emmanuel Lévinas. Chegou-se à conclusão de que as teorias de Foucault e Lévinas podem nos ajudar a compreender e interpretar, com focos diferentes, os problemas verificados na atualidade acerca do temas propostos.
Palavras chave: Homossexualidade. Homofobia. Biopolítica. Foucault. Ética da responsabilidade. Lévinas.
Sumário: 1. Introdução. 2. A biopolítica de Foucault frente à homossexualidade e a homofobia. 3. A ética da responsabilidade de Lévinas e a violência homofóbica. 4. Conclusões. 5. Referências Bibliográficas.
1. Introdução
O presente trabalho consiste na análise das questões envolvendo a homossexualidade e da homofobia, partindo-se das concepções de biopolítica de Michel Foucault, e da ética da responsabilidade de Emmanuel Lévinas. A justificativa para a escolha do tema reside não só no incremento das discussões que tratam da questão das diversas identidades baseadas em aspectos da sexualidade, do crescente aumento de casos de violência homofóbica, e da sua criminalização, mas também pela necessidade de se buscar compreender o problema utilizando-se instrumentais diversos. Nesse sentido, as citadas teorias, ao focarem a administração da vida pelo Estado, no caso de Foucault, e da responsabilidade pelo outro, conforme entendido por Lévinas, podem, senão nos trazer novas explicações e abordagens para os problemas, ao menos auxiliar a focar o tema com outros olhos.
A questão básica objeto de reflexão foi, com isso, a seguinte: adotando-se como pressuposto de análise a perspectiva de Foucault e de Lévinas, a que conclusões podemos chegar quanto aos problemas propostos. A fim de refletir sobre o assunto,