SOCIOLOGIA
Diante de vários sociólogos estudados, Durkheim talvez seja um dos que mais se encaixam no contexto geral do filme. Temos como foco principal sua seguinte idéia: “A sociedade prevalece sobre o indivíduo”, ou seja, é bem mais fácil um grupo de pessoas imporem o que deve ser feito do que apenas uma. No caso do curta-metragem não é diferente. Temos 11 famílias que ditam ‘’verdades’’ que condicionam as ações das pessoas - as nossas ações - que, por incrível que pareça, são calculadas por essas famílias. Para Durkheim, essas ‘’verdades’’ são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder coercitivo, pois somos obrigados a fazê-las.
O curta-metragem “Levante sua Voz” trata de um direito legítimo de todos os brasileiros: O acesso e uso dos meios de comunicação, que desde os tempos da ditadura, encontram-se distribuídos de forma despótica e injusta na mão de um pequeno grupo de famílias privilegiadas, que através das concessões governamentais vem se colocando há muito tempo acima dos interesses públicos em prol de enriquecerem às nossas custas. Tais grupos detêm todo o poder de difundir, criar e manipular toda a informação e entretenimento direcionados a nós.
O curta-metragem também aborda questões como os direitos humanos. Para o locutor, o conceito de direitos humanos seria: “um acordo que garante as condições mínimas para que o ser humano viva com dignidade”. Mas será mesmo que vivemos com dignidade e direito, mediante a um país democrático? Fala sério, se nem em uma democracia vivemos vocês ainda acreditam que temos dignidade e direitos? A meu ver,