Sociologia
A sociedade de Classes
A sociedade de castas
e a sociedade de estamentos
A sociedade de classes pode ser dividida de duas formas:
A primeira é levando em consideração o fator RENDA ($$). Neste caso as classes são divididas em camadas conforme a quantidade de renda. Desta forma temos a sociedade dividida em classe A, B1, B2, C1, C2, D e E.
A segunda é baseada na teoria do Karl Marx. Nesta o fator que determina a classe social é a PROPRIEDADE. Desta forma a sociedade é dividida entre quem tem propriedade e quem não tem. Segundo Marx seria a classe Burguesa (proprietários) e os trabalhadores (não proprietários).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O sistema de castas é muito antigo e fez parte da organização social da Ásia antiga. Na Índia, por exemplo, esse sistema perdurou (e perdura) por mais de 3 mil anos.
O sistema de castas é baseado na interpretação religiosa. Cada casta representa uma parte do corpo do deus Brahma.
No sistema de castas não há mobilidade social, ou seja, não tem como você "trocar" de casta! Você nasce inserido em uma casta e morrerá nesta mesma casta. Os casamentos são arranjados por este motivo, manter o sistema sem misturar as castas.
Na Índia o governo aboliu o sistema de castas nos anos 70, porém como é um costume muito comum, um traço cultural muito forte, as pessoas ainda reproduzem o sistema socialmente.
E por fim a sociedade dividida por estamentos tem como características os privilégios de títulos e principalmente da posse da TERRA. Na Europa medieval esse sistema foi comum nas monarquias. O rei concedia títulos de nobreza para os maiores proprietários de terras e com o título alguns privilégios únicos da nobreza.
Alguns cavaleiros e heróis de guerra também ganhavam esses títulos, portanto nem sempre a posse de Terra garantia o acesso aos privilégios.
Portanto,