Sociologia
A dialética para Karl Marx se baseava em constante transformações, assim como a natureza sofre transformações ao passar dos anos, a sociedade também passa por essas transformações, assim como o ambiente interfere no homem o homem interfere no ambiente. Tendo que se adaptar as constantes rivalidades que uma sociedade capitalista trás consigo.
2. Enquanto para Hegel a historia da sociedade é a historia do desenvolvimento da Ideia, ou do Espirito, diga como se dá o desenvolvimento da história para Marx?
Para Marx , o materialismo dialético se da pela relação homem e natureza que está em constantes transformações, sejam elas ideias, concepções, gostos, crenças, ideologias e etc., que são gerados socialmente e dependem de como os homens se organizam, isto é, em um mundo que está sujeito a mudanças,transformações e desenvolvimento constantes. 3. Explique porque, para Marx, os fenômenos sociais são transitórios?
Para Marx as relações sociais estão intimidante ligadas ao desenvolvimento das forças produtivas e quando adquirimos novas forças produtivas, os homens transformam o seu modo de produção e ao transformá-lo transformam suas próprias relações sociais. Portanto quando os homens estabelecem relações sociais que estão de acordo com a sua produtividade material, produzem também idéias, princípios, de acordo com as suas relações sociais
4. Diga qual é, para Marx, a premissa da analise da sociedade?
Para Marx, é existência de seres humanos se da por meio da interação com a natureza e com os outros indivíduos, dando origem à sua vida material. Ao produzir o que precisam, os seres humanos procuram dominar as circunstâncias naturais, e modificam suas relações sociais. Criando assim o materialismo histórico, método de análise da vida econômica, social, política, intelectual.
5. Os conceitos de forças produtivas e relações de produção são interdependentes. Explique essa interdependência.