Local Regional
vania janice ferreira
a elaboração de um diagnósticoda problemática social local/regional e a importância dos indicadores sociais
Tupanciretã
2015
vania janice ferreira
a elaboração de um diagnóstico da problemática social local/regional
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Oficina de formação: projeto de intervenção, A Realidade Regional e o Serviço Social, Planejamento Social e Estágio Curricular Obrigatório II.
Orientador: Profª. Amanda Boza Gonçalves, Clarisse da Luz Kernkamp, Rosane Ap. B. Malvezzi e Valquiria A. Dias Caprioli.
Tupanciretã
2015
sumário
Introdução 4
2 Dados do Municipio de Tupanciretã 5
Conclusão 10
Referências 11
1 INTRODUÇÃO
As políticas sociais fazem parte de um conjunto de iniciativas públicas, com o objetivo de realizar, fora da esfera privada, o acesso a bens, serviços e renda.
Os indicadores sociais são ferramentas utilizadas como diagnostico para medir os problemas sociais, servindo como instrumento de intervenção para o serviço social frente às políticas sociais públicas na realidade regional pesquisada.
Entretanto, os indicadores sociais servem como suporte para avaliar o índice de desenvolvimento humano do país. O objetivo deste estudo busca analisar estes Indicadores no contexto social do município de Tupanciretã, possibilitando observar as condições e bem-estar da população pelo governo e pela sociedade civil durante um determinado período de tempo. O Censo é um aliado na conquista de políticas públicas do governo, sendo assim, estaremos analisando a política da educação frente aos indicadores sociais.
2 Dados do Município de Tupanciretã A população do município ampliou, entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010, à taxa de 0,62% ao ano, passando de 20.949 para 22.281 habitantes. Essa