SOCIOLOGIA
Documentários sobre políticas de drogas:
- Quebrando o tabu
- Sindicato - o segredo por trás do barato.
- Maconha - a verdade que poucos sabem.
Esses dois últimos são bons pra caralho. É interessante observar como algumas drogas, e mais especificamente a maconha, foram combatidas de formas que se mostraram totalmente ineficientes, através de uma cultura do medo e de imposição social e estatal (fazer resumo em breve).
Leitura dos textos e atividade extra-classe, envolvendo o documentário e os dois textos
- Lei 11.343/2006.
É necessário pensar em consumo da droga como segurança pública. A legislação, assim como a Maria da Penha, propicia uma política pública para enfrentar o problema. Não é lei criminal, tem uma série de propostas e determinações sobre o fenômeno que está lá.
Há condutas que não despenalizamos. Continuam sendo punido mas por outra forma, não o cárcere. Houveram passos muito ambíguos, que estão muito aquém do esperado. A droga como transgressão é tida como um mal a ser combatido e observamos políticas repressivas com uma dose de moralismo mais do que racional.
SOCIOLOGIA DA PUNIÇÃO – A contribuição de Michel Foucault.
O seminário sobre o PCC está relacionado com a chamada “sociologia da punição”, ideias de filósofos a partir da déc. de 90 que falam sobre métodos de punição. E um dos pilares da sociologia da punição, que colaborou em muitas áreas do conhecimento das ciências humanas. E a contribuição para a sociologia da