Sociologia
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
Sociologia cultura
No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”.Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social. Só o homem possui cultura. Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.As funções da cultura são: satisfazer as necessidades humanas; limitar normativamente essas necessidades;
O que é belo numa sociedade poderá ser feio em outro contexto cultural.Já o conceito de cultura de massa pode ser definido como padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda, instrução, ocupação etc.
Neuteralismo:
Neutralismo tem dois significados em ciências biológicas:
Teoria neutralista da evolução, refere-se a teoria de Motoo Kimura na qual a deriva genética é o maior fator atuante nas alterações das freqüências alélicas nas populações. Neutralismo, é aplicado a teoria neutra para ser explicada a