Sociologia
Exercícios
I. Compreendendo o texto
1) Por que se fala que as ciências são perspectivas de observação da realidade? 2) Qual a diferença entre as generalizações usualmente feitas pelo senso comum e aquelas buscadas pelos cientistas? 3) Por que se diz que a linguagem da ciência é não apenas descritiva, mas também prescritiva? 4) O que é necessário para que se diga que uma afirmação é cientificamente verdadeira? 5) Pode-se, mediante simples opinião, discordar dos resultados de pesquisa cientifica? Explique. 6) O que a sociologia estuda? 7) O comportamento humano pode ser previsto? Justifique.
RESPOSTAS
1- Uma perspectiva ajuda a construir a realidade de ser observada, porque o ato de observar consiste em localizar no que observamos aquilo a que atribuímos importância. Ao aprender uma nova ciência, aprendemos uma nova maneira de olhar a realidade, de configura-la. Cada perspectiva – seja a sociológica, a jurídica, a militar, a psicológica – representa um determinado recorte da realidade.
2- O senso comum (conhecimento cotidiano) ocorre a existência de perspectivas incompatíveis sobre o mesmo fundo de realidade. Envolvimentos sociais e todas as teorias e pontos de vistas do sendo comum cotidiano. A ciência recorta a realidade, submetendo-a a sua própria perspectiva grifando os aspectos importantes a serem observados (lei para o Direito; a saúde, para a Medicina; o inconsciente, para a Psicanálise). Também porque dentro de cada ciência, suas ramificações de especialidade restringem ainda mais os aspectos a que se deve atribuir relevância (a lei tributaria a saúde cardíaca, o complexo Édipo).
3- Não é apenas descritiva, reproduzindo fielmente o que ocorre na realidade. Ela é também prescritiva, dando-nos ordens sobre o que podemos e o que não podemos ver no mundo à nossa volta. Assim, descrever possíveis superioridades de determinadas raças ou