Hub - redes
Hub vem do Inglês, "transmitir" é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática, ele é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local.
Como funciona?
O hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas, sendo que no momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal.
No controle de tráfego de dados de várias redes, quando um computador ligado à rede envia informações para o hub, e se o mesmo estiver ocupado transmitindo outras informações, o pacote de dados é retornado a máquina requisitante com um pedido de espera, até que ele termine a operação.
Esta mesma informação é enviada a todas as máquinas interligadas a este hub e aceita somente por um computador pré-endereçado, os demais ecos retornam ao hub, e à máquina geradora do pedido.
Tipos de Hubs Passivos são concentradores de cabos que não possuem qualquer tipo de alimentação elétrica, funcionam como um espelho, refletindo os sinais recebidos para todas as estações a ele conectadas.
Ativos são hubs que regeneram os sinais que recebem de suas portas antes de enviá-los para todas as portas, funcionando como repetidores. Quando só dizemos “hub”, referimo-nos a esse tipo de hub.
Inteligentes são hubs que permitem qualquer tipo de monitoramento. Este tipo de monitoramento, que é feito via software é capaz de detectar e se preciso desconectar da rede estações com problemas que prejudiquem o tráfego ou mesmo derrube a rede inteira.
Empilháveis são aqueles que possuem a capacidade de ser colocado junto com outras unidades, ligadas através de um cabo especial, formando assim uma pilha, que introduz na rede apenas um nível de