Planejamento otimizado da produção e logística de empresas produtoras de sementes de milho
Rogério de Ávila Ribeiro Junqueira Reinaldo Morabito
Resumo
Em um trabalho anterior (JUNQUEIRA; MORABITO, 2006) foi apresentado um modelo de otimização linear para auxiliar nas decisões do planejamento tático da produção, estocagem e transporte de sementes de milho, de forma a minimizar custos de produção, logísticos e fiscais, e satisfazer restrições de programação da colheita, capacidade das plantas e demanda dos clientes. O modelo foi testado apenas em situações simplificadas da realidade. No presente trabalho, analisamos a aplicação deste modelo para gerar um planejamento agregado otimizado em um estudo de caso de uma safra completa de uma empresa do setor de sementes de milho. Foram gerados e avaliados diversos cenários por meio deste modelo, considerando, entre outros, os custos fiscais de ICMS e de secagem de sementes, e os resultados obtidos foram comparados com os do método de planejamento utilizado pela empresa. Estes resultados mostram que reduções de custo importantes podem ser obtidas nos planos de produção e logística, quando consideradas as premissas presentes no modelo.
Palavras-chave: Sementes de milho. Planejamento agregado da produção e logística. Otimização linear. Planejamento tributário. ICMS.
1 Introdução
Abordagens de pesquisa operacional têm sido utilizadas para apoiar decisões agregadas de produção, estocagem e transporte em diversos sistemas de planejamento da produção e logística, considerando as restrições tecnológicas envolvidas e obtendo soluções otimizadas em termos de custos e margens de contribuição ao lucro. Quando estas abordagens são implementadas em sistemas de apoio a decisões, proporcionam ao tomador de decisão poder de análise e flexibilidade para replanejar quando houver mudanças nos parâmetros dos problemas, bem como gerar e avaliar cenários alternativos. Diversos exemplos de aplicações práticas de