Convivência entre cães e crianças
WWW.VIVAPETS.COM
[pic]
Parte inferior do formulário
[pic][pic]Segunda, 17 de Novembro 2008
[pic]
Os cães são os melhores amigos do Homem, mas nem todos são os melhores amigos das crianças. Fica aqui uma lista das melhores e piores opções de raças de cães para crianças. Mas lembre-se: cães e crianças só devem conviver com supervisão de um adulto.
O problema da compatibilidade entre cães e crianças reside em vários aspectos:
• As crianças são brutas. Não tendo noção ainda de que podem estar a magoar o cão, as crianças puxam as orelhas e a cauda, apertam os animais, acariciam como quem bate, etc. Alguns cães não toleram abusos, podem rosnar ou até morder para que a criança pare. • As crianças não sabem interpretar os sinais dados pelos cães e são demasiado insistentes. Os cães mais independentes não gostam de demasiada atenção. • As crianças são frágeis e os cães de maior porte podem ter brincadeiras mais brutas. • Os cães mais pequenos são frágeis e neste caso será a criança que pode acabar por magoar o cão com brincadeiras brutas. Requisitos para lidar com crianças As raças mais adequadas a crianças devem ser extremamente pacientes. Devem ser capazes de “sofrer” sem reagir. Embora os cães não sejam santos, existem raças que por norma, são mais tolerantes.
Ao contrário do que se possa pensar, são geralmente os cães de grande porte os mais dóceis e calmos com crianças, já que os mais pequenos tendem a ser nervosos e muito reactivos.
Alguns cães de grande porte passam contudo por um período, até aos 2 anos geralmente, em que são bastante trapalhões e pouco cuidadosos. Isto pode ser um problema se os donos permitirem brincadeiras bruscas, uma vez que o cão pode acabar por magoar a criança, apesar de não fazer propositadamente.
Com os abusos típicos das crianças, os cães pequenos podem também sair magoados, ao serem apertados, puxados