O mundo da cultura dentro da autocracia burguesa
TEMA 01-O “Mundo da Cultura” dentro da Autocracia Burguesa
-------------------------------------------------
Analisar os fatos históricos que influenciaram na formação do serviço social como profissão é de primordial importância para que você se apresente como um profissional qualificado no mercado de trabalho. Mas você pode refletir sobre a cultura no período da ditadura brasileira e se perguntar: o que este momento tem a ver com a minha atuação profissional? Veja bem: todos os fatos históricos estão relacionados com a sua prática profissional e mesmo que a sua profissão tenha vivido por um processo de atualização, ela não está desvinculada de um processo histórico, ou seja, das consequências históricas que hoje se apresentam ao assistente social.
-------------------------------------------------
E qual o papel da cultura na formação social desse período? Você já experimentou avaliar mais profundamente o processo ditatorial brasileiro e quais as relações que ele apresenta com sua profissão? Então, é esta a proposta de Netto (2010) ao escrever este livro que foi adotado como Livro-Texto para esta disciplina.
-------------------------------------------------
O autor apresenta uma análise complexa sobre uma nova configuração política que se apresenta no Brasil a partir de abril de 1964. Com o golpe militar de abril de 1964, instaurou-se, no país, a ditadura militar, abafando todas as oposições contrárias ao regime.
-------------------------------------------------
Surge, então, uma nova configuração política que o autor denomina de autocracia burguesa. Netto (2010) ressalta que, neste momento, “um regime ditatorial-terrorista” marcou profundamente a constituição de um “país novo” partindo de uma nova tendência de desenvolvimento político e econômico. (NETTO, 2010, p. 15).
-------------------------------------------------
Para o autor, a autocracia burguesa pode ser entendida como o poder ilimitado e