Sociologia
ÍNDICE________________2
Introdução_____________3
Desenvolvimento________4,5
Conclusão_____________6
Bibliografia____________7
Introdução
Cultura e o conjunto acumulado de símbolos, ideias e produtos materiais associados a um Sistema Social, seja ele uma Sociedade inteira ou uma família. Neste trabalho falarei sobre a importância da cultura; estudos da cultura, Cultura de massa, Multiculturalismo. Sobre seus respectivos conceitos e sobre a aplicação deles.
A Cultura possui aspectos materiais e não materiais. A Cultura material inclui tudo que é feito, modelado ou transformado como parte da vida Social coletiva, da preparação do alimento à produção de aço e computadores, passando pelo paisagismo que produz os jardins do campo inglês. A Cultura não material inclui símbolos – de palavras à notação musical –, bem como as ideias que modelam e informam a vida dos seres humanos. As mais importantes dessas ideias são as atitudes, crenças, valores e normas.
Além de a Cultura dar forma e identidade a uma Sociedade é também a causa de sua sobrevivência, ela serve como “reservatório” do conhecimento e hábitos acumulados, que são ferramentas para a transformação e enfrentamento ou convivência com o ambiente, sem esses conhecimentos transmitidos Culturalmente o homem que vive em contato direto com a natureza, assim como o que vive cercado por ferramentas tecnológicas que mal identifica, estão igualmente vulneráveis.
Mas o que torna uma ideia Cultural, e não pessoal? Ela deve ser vista e vivenciada como tendo uma autoridade que transcende os pensamentos do indivíduo.
Cada Cultura define a realidade para aqueles que dela fazem parte, aquilo que é considerado verdadeiro, valorizado ou esperado em nossa Sociedade pode não ser em outra, estarmos mais conscientes dessa diferença Cultural facilita a tendência de que sejamos menos cegos e arrogantes em relação a outras Sociedades e menos