Comércio Exterior
O Que é:
A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), anteriormente designada por Comunidade Sul-Americana de Nações (CSN), será uma zona de livre comércio continental que unirá as duas organizações de livre comércio sul-americanas, Mercosul e Comunidade Andina, além do Chile, Guiana e Suriname, nos moldes da União Europeia. Foi estabelecida com este nome pela Declaração de Cuzco em 2004.
De acordo com entendimentos feitos até agora, a sede da União será localizada em Quito, capital do Equador, enquanto a localização de seu banco, o Banco do Sul será na capital da Venezuela, Caracas. O seu parlamento será localizado em Cochabamba, na Bolívia.
Para tornar-se uma organização internacional, a Unasul precisa que o seu Tratado Constitutivo seja ratificado por nove dos doze congressos nacionais dos Estados-membros. Até agora, sete parlamentos já aprovaram o tratado (Argentina, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Chile).
Objetivos:
O objetivo principal da UNASUL é propiciar a integração entre os países da América do Sul. Esta integração ocorrerá nas áreas econômica, social e política. Dentro deste objetivo, espera-se uma coordenação e cooperação maior nos segmentos de educação, cultura, infra-estrutura, energia, ciências e finanças.
Quem faz parte:
Fazem parte da Unasul os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela.
Qual o futuro do MERCOSUL, desde a existência da UNASUL?
Ainda que não seja possível comparar o desenvolvimento do MERCOSUL com a União Européia, dadas as características de formação, de motivação e de conjuntura, pode ser interessante utilizar o MERCOSUL como base de comparação com a UNASUL. Desse modo, pode-se afirmar que todo processo de integração envolve custos e benefícios. Os principais custos decorrem da perda de autonomia nas decisões dos Estados e parte na condução de suas próprias políticas, já que as decisões devem ser submetidas