sociologia
O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e que o seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comtiana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência.
Tendo como norte esta perspectiva:
(i) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade.
RESPOSTA: Para Comte a sociedade obedecia uma coerência, passando pelas fases do teológico, metafísico e por fim o positivo. O positivo obedece as ciências naturais, onde seria possui prever para prover, gerando objetividade na estrutura social. Para Comte a sociedade era vista como um organismo vivo e deveria ser representada como ela realmente é organizada, dando possibilidade de estudá-la do ponto de vista científico.
(ii) Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos Três Estados.
RESPOSTA: a) a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ência deve ser neutra.
b)a sociedade humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o metafísico, o empírico e teológico, no qual predomina a religião positivista.
c)a sociologia como ciência da sociedade, ao contrário das ciências naturais, não pode ser neutra porque tanto o sujeito quanto o objeto são sociais e estão envolvidos reciprocamente.
d)o processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista.
Questão de múltipla escolha:
(UFUB/2009) Surgida no momento de consolidação da sociedade