Histórias que aproximam
ANTONIO ALBUQUERQUE SOUSA FILHO
CAUCAIA-CEARÁ
Histórias que aproximam
Turmas: 1ºAno A /B do Ensino Fundamental
Introdução
O ingresso no ambiente escolar deve transcorrer de modo agradável e tranquilo para crianças que iniciam sua vida escolar. Quando as crianças são levadas a conhecer seus novos colegas através de rodas de conversas, em que além dos colegas existem pessoas mais velhas próximas de cada um, são dados as possibilidades para que o processo de socialização entre eles seja efetivo.
Reconhecer na vida do outro, semelhanças e diferenças em relação ao modo de vida, abre múltiplas formas de ampliar o conhecimento sobre si próprio e o mundo que o cerca.
Justificativa
A escola é um ambiente onde pessoas de famílias, culturas diferentes se vêem frente a frente e devem aprender a conviver com elas de maneira que o convívio diário seja propício a aprendizagem.
Percebemos a necessidade de levar as crianças a se questionarem sobre suas histórias de vida e a conhecer a história dos seus colegas, assim desperta o interesse e o respeito pelo outro.
A melhor maneira de construir laços de camaradagem, amizade, respeito entre eles é possibilitar encontros onde esses indivíduos possam interagir através de entrevistas, rodas de conversas e movimentos lúdicos.
Objetivo Geral
1- Explorar a capacidade de ouvir, fazer relações apontando semelhanças e diferenças entre o seu modo de vida com o dos seus parceiros.
2- Oportunizar encontros entre alunos, suas famílias e comunidade escolar.
Objetivos Específicos
Falar e escutar para favorecer a coleta de dados para a construção do saber;
Levar o aluno a construir uma identidade própria a partir da análise de vida de diferentes pessoas;
Construir noções de permanências e mudanças em estilos de vida (apontando semelhanças e diferenças no modo de vida de pessoas mais velhas com suas manifestações lúdicas);
Proporcionar discussões que levem os alunos a uma