Jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Especial
RIBEIRÃO DAS NEVES-MG
2013
A INTERVENÇÃO PEDAGOGICA JUNTO A CRIANÇAS ESPECIAIS ATRAVÉS DA LUDOTERAPIA
Artigo científico apresentado ao IPB-INSTITUTO BRASILEIRO DE PÓS GRADUAÇÃO como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia com ênfase em inclusão.
RIBEIRÃO DAS NEVES-MG
2013
RESUMO
O trabalho por ora iniciado tem por objetivo pesquisar forma como se deu a implementação das escolas inclusivas no Brasil e também pesquisar a possibilidade de inserir a ludicidade junto à prática pedagógica ao se trabalhar com crianças portadoras de necessidades educacionais especiais. Nesta pesquisa, de cunho essencialmente bibliográfico, partindo da leitura de autores como Lima, Kishimoto, Marchesi, entre outros, a aluna vai pesquisar como estes autores analisam o ato de brincar na escola, e de uma forma especial, a possibilidade de, elaborando uma nova versão curricular, como a brincadeira o ato de brincar, o uso de jogos nas salas de aulas pode vir a ser um recurso pedagógico ao se trabalhar com crianças portadoras de necessidades educacionais especiais.
PALAVRAS-CHAVE: Inclusão. Brincadeira. Aprendizado. Desenvolvimento
Introdução
As políticas públicas de uma forma ou de outra vão se fazendo acontecer. Da escola especial à escola inclusiva houve um longo caminho. Mas tudo leva a crer que a inclusão chegou para ficar. Há os que a aplaudem e há os que a criticam. Mas a despeito de qual seja o movimento ,a tendência assumida, o fato é que as crianças portadoras de necessidades educacionais especiais estão nas salas de aula da escola pública regular. E é necessário que se faça um bom trabalho junto a estas crianças de forma a, respeitando cada limitação e necessidade especial, se consiga propiciar situações onde a criança