Sociologia
O grande dilema da governabilidade está em se fazer o que o povo precisa em detrimento do que o povo deseja.
Desde tempos remotos o grande desafio do governo consistia em buscar a chamada governabilidade que nada mais é que a habilidade de governar. Mas o que é governar? Ou, ainda, o que é habilidade? O primeiro nada mais é que se ter poder ou autoridade para administrar ou dispor de algo ou alguma coisa. Já o segundo é a aptidão ou capacidade para algo. Assim, seria correto afirmar que governabilidade é a capacidade em se dispor de poder ou autoridade para governar. Logo, o que nos chama atenção e nos fazem pensar, quais os fatores que mais influenciam nos inúmeros problemas de governo?
Daremos ênfase em alguns pontos dos quais são decisivos e primordiais se tratando de governabilidade, ou melhor, da falta da mesma:
1) A transformação estrutural do emprego
2) A concentração de renda
3) A centralização do poder
Desenvolvimento
Notas sobre a Governabilidade
Governabilidade é encarada como apenas um problema de governo, pois se trata de uma questão muito mais ampla. O funcionamento da sociedade, onde se apresentam fatores de suma importância e que nos chama a discussão sobre três questões essenciais. - A transformação estrutural do emprego
- A Concentração de renda
- A centralização do poder
Mostrando logo a incapacidade e a ineficiência do governo brasileiro em fazer o seu papel.
É impossível falar do Brasil sem mencionar o quanto se gasta mal, no quanto falta planejamento, estratégias e emprego correto do dinheiro público, pois a desproporção entre o que se gasta e os resultados obtidos é demasiada grande. Logicamente não há dúvida que os recursos são deveras insuficientes, porém não há dúvida que estes mesmos recursos são de todo mal utilizados.
Sobre a transformação estrutural do emprego
O Brasil vive uma crise tão intensa na qual se tornou comum e banal o desemprego, o estar sem renda, sem