sociologia
A dominação
Esta relacionada com as estruturas de poder, desenvolvidas por Weber, Tornando-se um dos processos sociais básicos.
Segundo Weber ”é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem”. Dominação pode ser dita alguém mandando em outros,existe pelo menos em todos os casos normais a existencia de um dos dois. Para Weber existe um quadro administrativo que configura uma forma de dominação. Esse quadro administrativo torna qualquer associação em algum grau associação de dominação.
Na associação política seus dirigentes usam todos os meios possíveis para alcançar seus objetivos, seu meio adminstrativo especifico é a ameaça ou uso da coesão física em uma território.
O estado é a principal associação política que em certo território seu quadro administrativo domina este território fazendo suas vontades serem cumpridas por meios de força física neste território, ou seja, para Weber o estado monopoliza este território, tomando-o para si por meio de violência.
Para que haja dominação é necessário que o outro aceite a dominação, cumprondo as ordens do outro.Para que seja legitima a dominação baseia todo seu poder na figura da autoridade, que pode ser racional burocrática, tradicional ou carismática. A dominação legal é aquela em se obedece ao cargo mais alto e que não se leva em consideração quem o ocupa. Na tradicional a pessoa e nomeada pela tradição, não tendo a necessidade de um quadro administrativo, caso exista as pessoas são escolhidas através da dominação patrimonial, não existindo esse quadro a escolha e feita através da dominação patriarcal. Carismatica seu líder e escolhido atrave de seu carisma