Á má conservação do presunto
As Doenças transmitidas por alimentos ou DTAs são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados, em quantidades que afetam a saúde de quem o consome. A maioria são infecções causadas por bactérias , vírus e parasitas. Existem mais de 250 tipos de DTAs, outras doenças são envenenamentos causados por toxinas naturais (ex. cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes) ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento.
Um surto de DTA é definido como um incidente em que duas ou mais pessoas apresentam uma enfermidade semelhante após a ingestão de um mesmo alimento ou água, e as análises epidemiológicas apontam os mesmos como a origem da enfermidade. Entretanto, um único caso de botulismo ou envenenamento químico pode ser suficiente para desencadear ações relativas a um surto devido à gravidade desses agentes.
Para que o DTA ocorra os alimentos ou a água ingerida tem que estar contaminados. No Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos são causadas pela Salmonella, Escherichia coli patogênica e Clostridium perfringens, pelas toxinas do Staphylococcus aureus e Bacillus cereus.
Há má conservação dos alimentos pode trazer também doenças e mal estar, como vômitos, náuseas, diarreia, perda de apetites, entre outros. Nesse trabalhao iremos falar especificamente das doenças relacionadas a má conservação do presunto
DOENÇAS RELACIONADAS A MÁ CONSERVAÇÃO DO PRESUNTO
Atualmente verifica-se um grande aumento na demanda dos consumidores por alimentos de boa qualidade, que sejam naturais e pratico. O presunto caracteriza-se por ser um produto muito apreciado e consumido pela população mundial, por ter um sabor e um aroma característico. Além disso, é um alimento rico em nutrientes, água, proteínas e outros fatores que favorecem o aparecimento de micro-organismos.
Diante disso, torna-se evidente a necessidade de controle durante todo o transporte, armazenamento e manipulação para