Charles Robert Darwin
Trabalho apresentado à disciplina Direito e Sociedade I, Curso de Bacharelado em Direito, Escola de Direito e Relações Internacionais, Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil.
Orientação: Profª. Bruna Cordeiro
CURITIBA
2014
CHARLES ROBERT DARWIN
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
BIOGRAFIA DO AUTOR 3
CONTEXTO HISTÓRICO DA ÉPOCA 4
EXPOSIÇÃO DA TEORIA DO AUTOR 4
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO AUTOR PARA A SOCIEDADE 6
PONTOS POSITIVOS DA TEORIA 7
CRITICAS SOBRE A TEORIA DE DARWIN 8
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
BIOGRAFIA DO AUTOR
Charles Robert Darwin nasceu 12 de fevereiro de 1809, em uma família próspera e culta. Seu pai, Robert, era um médico respeitado e seu avô paterno, Erasmus, poeta, médico e filósofo. Em 1825, foi para Edimburgo estudar medicina, mas abandonou a carreira. Mudou-se para Cambridge, disposto a se tornar um sacerdote anglicano, mas ficou amigo do botânico John Stevens Henslow, com quem aprofundou seus conhecimentos em história natural, matéria em que seu talento se manifestava desde a infância.
Henslow conseguiu incluir Darwin como naturalista numa expedição ao redor do globo no navio Beagle, que deixou Davenport em 27 de dezembro de 1831 rumo à América do Sul, seguindo para a Patagônia, ilhas Malvinas, Terra do Fogo, ilhas Galápagos, Nova Zelândia, Austrália, Tasmânia, Maldivas. No Chile, ele experimentou um terremoto e observou pilhas de mexilhões encalhadas acima da maré alta o que mostrava que toda a área havia sido elevada; e mesmo no alto dos Andes ele foi capaz de coletar conchas. Na América do Sul, Darwin descobriu fósseis de animais extintos como o megatério e o gliptodonte, em camadas que não mostravam quaisquer sinais de catástrofe ou mudanças climáticas.