Sociologia
A cultura já foi fortemente associada com o capital, no sentido em que poderia ser acumulada, uma pessoa culta era aquela que tinha educação escolar, acesso à arte e bons costumes, sendo todos os prazeres e saberes, toda experiência acumulada. A cultura lida com o material e o imaterial, ou seja, lida com tudo. Ter cultura é ter acesso ao conhecimento. A cultura refere-se as formas de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dentro de uma sociedade.
Toda cultura é formada por valores e normas, e através deles, nós interagimos com o mundo social, ambas trabalham em conjunto para moldar a forma de comportamento de cada individuo. Os valores e as normas variam através das culturas de cada grupo social. As pessoas fazem cultura por necessidade,pois tudo o que fazem gera cultura assim como o alimento, a educação e a saúde.
Os elementos culturais são artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes e todas as maneiras de sentir, pensar e agir.
A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se dessa forma de outros seres, como os vegetais e animais.
A cultura não é limitada pelo tempo ou espaço. Ela pode ser passada de geração a geração abarcando diversas outras culturas. Em único lar percebemos que existem costumes mantidos por parte descendente de uma família, que por sua vez agrega costumes de outras e o da sociedade que é inserida.
Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de se permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social impossível de se desenvolver individualmente. A cultura não é limitada pelo tempo ou espaço. Ela pode ser passada de geração a geração abarcando diversas outras culturas. Em único lar percebemos que existem costumes mantidos por parte descendente de uma família, que por sua vez agrega costumes de