SOCIOLOGIA
Antes de definirmos o que significa cultura é importante lembrar que a palavra cultura costuma expressar uma visão diferenciada daquela que hoje é conhecida. Uma vez que a partir do séc. XVIII, na Europa, o conceito de cultura passou a ser associado a progresso e desenvolvimento de uma civilização, na qual o homem na relação com a natureza busca a construção de uma ordem humana “superior”.
Daí a idéia imediata de cultura, associada ao conhecimento presente nos livros, às artes, em resumo àquilo que chamaríamos de cultura erudita. Com isso, a distinção de homens cultos (educados, intelectual e artisticamente) dos incultos, e também para comparar e classificar civilizações diferentes em civilizadas ou não.
No senso comum, é bastante corriqueiro, ainda atribuírem que uma pessoa “tem cultura” quando, de um modo geral é muito bem informada, tem um conhecimento adquirido ou conhecimento acumulado. Diz-se que pessoa é “culta” quando ela tem muitos conhecimentos, fez universidade, pós-graduação.
Conceito de cultura
Entretanto, o conceito de cultura tem um significado mais amplo que aquele visto no senso comum, pois, de um modo geral está relacionado à vida total de um povo. Compreendendo a herança social que o individuo recebe de seu grupo ou a parte do ambiente que foi criada pelo indivíduo.
Nesse sentido, cultura abrange as formas pelas quais as pessoas vão compreendendo, representando e se relacionando com os vários elementos componentes de sua existência: o trabalho, a religião, a linguagem, a ciência, as artes e a política, a moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábito adquiridos ou criados pelo homem como membro de uma sociedade.
Representações simbólicas
Consisti em elementos necessários a própria existência humana, registrados como representações simbólicas. Desse modo, a cultura constitui o campo simultaneamente material e simbólico das atividades humanas. Toda ação humana e consequentemente toda a