Info
O amido é encontrado em abundância na natureza. Ele é um polímero natural, pois é um polissacarídeo (carboidrato formado pela união de várias moléculas de α-glicose). É uma mistura de dois polissacarídeos, amilose e amilopectina, polímeros da α-glicose com eliminação de água. Todos os amidos são constituídos de uma ou de ambas destas moléculas o que varia é a fonte de amido.
O amido é a principal fonte de armazenamento de energia nas plantas, sendo por isso presente em raízes, frutos, tubérculos e sementes.
Na digestão o amido é decomposto através da hidrólise que ocorre na saliva e no estômago através de uma enzima chamada amilase que na presença do ácido, origina a glicose que é a fonte de energia do corpo.
A glicose é transformada em glicogênio que é a reserva energética dos animais e seres humanos, onde fica armazenado no fígado e nos músculos, assim quando o organismo precisa de energia, o glicogênio é decomposto em glicose e é transportada pelo sangue até os tecidos, onde é oxidado, liberando a energia necessária. Essa energia que resulta do metabolismo dos alimentos é usada para promover o funcionamento do organismo.
O amido é encontrado em diversos alimentos, sendo a fonte mais importante de carboidratos na dieta. As fontes mais comuns de amido na alimentação são a batata, a mandioca, cará, inhame e cereais, como arroz, trigo e milho.
Devido o baixo custo o amido tem sido utilizado na indústria alimentícia como ingrediente calórico, alterar ou controlar diversas características, como textura, aparência, unidade, consistência e estabilidade no armazenamento.
Dependendo do tipo, o amido pode, entre outras funções, facilitar o processamento, servir como espessante em sopas, caldos e molhos de carne, fornecer sólidos em substancias e textura, ser ligante em embutidos de carne, estabilizante em molhos de saladas, ou ainda proteger alimentos durante o processamento, portanto ele é encontrado numa diversidade de alimentos como massas, biscoitos,