sociologia
Docente: Roney Torres Período: Noturno
Discentes: Genivania Santos, Laís Ramos, Luiza Kaline, Silvana Mendes, Raiana Brandão Curso: Biomedicina - III semestre.
Atividade Avaliativa
01- Qual a diferença entre as perspectivas positivistas e históricas nas ciências sociais?
R: Importância na Historia: Para Max Weber, a pesquisa social é ideal para a compreensão das sociedades, essa pesquisa baseada na coleta de documentos e no esforço interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenças sociais, que seria para weber, de gênese e formação e não de estágios de evolução.
Positivismo: Para o positivismo a historia de evolução da humanidade, cujos estágios o cientista pode perceber pelo método comparativo, capaz de aproximar sociedades humanas de todos os tempos e lugares. Essa forma de pensar torna insignificantes as particularidades históricas, e as individualidades são dissolvidas em meio as forças positivas.
02- Qual a relação que podemos estabelecer entre ação, ação social e relação social, de acordo com a perspectiva de weber?
R: Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em quatro ações fundamentais, a saber:
1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;
2. Ação social racional com relação