Sociologia
Não seria possível a reprodução do crescimento material para os demais países e culturas, pois o mesmo se classifica como produção em massa, visando apenas o consumo e o lucro, internaliza os custos ambientais e ignora os limites biofísicos, aprofundando pobreza e causando destruição ambiental em escala mundial. O planeta não suportaria tal estilo de vida.
4. Reforça o próximo relatório do IPCC que será discutido dia 23 de setembro o debate sobre os limites de uma economia fundada na energia fossilista?
Quais são as resistências a uma mudança do perfil de uso de energia fóssil?
O relatório do IPCC trás uma mensagem clara é necessário reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa antes que esses danos provoquem severos e irreversíveis danos ao clima.
O encontro reuniu líderes de governos e do setor privado para discutir medidas concretas para reduzir a emissão de gases maléficos para o meio ambiente, como o de combustíveis fósseis e processos industriais, em curto prazo.
A economia mundial se tornou totalmente dependente de combustíveis fosseis mudar este perfil se tornaria caro e lento, seria necessário altos investimentos no desenvolvimento e mudança na utilização de fontes alternativas de energia que agredissem menos o meio ambiente.
As grandes empresas do setor energético fóssil ainda investem bilhões de dólares na exploração e extração de combustíveis fosseis, se medidas para controlar ou substituir este consumo forem tomadas ocorreria uma transformação do sistema financeiro ocasionando prejuízos para as empresas e para o governo.