Sociologia
O comportamento humano é muito diversificado. Cada indivíduo recebe influências de seu meio, forma-se de determinada maneira e age no meio social de acordo com sua formação. O indivíduo aprende com o meio, mas também pode transformá-lo em sua ação social.
Ao longo da história a espécie humana organizou sua vida em grupo. As Ciências Sociais (a sociologia é um de seus ramos) pesquisam e estudam o comportamento social humano e suas várias formas de organização. E como ciência voltada para o social tem um amplo campo de conhecimento. O conhecimento teórico e técnico das Ciências Sociais é de tal forma amplo que pode ser aplicado tanto para entender um fato social como para elaborar e implantar desde pequenos projetos até estudos de política de governo.
Pode-se dizer que as Ciências Sociais são o estudo sistemático do comportamento social do ser humano. Ocupando-se sistematicamente do comportamento social humano, o objeto das Ciências Sociais é, portanto, o ser humano em suas relações sociais.
Tendo como objeto de interesse o ser humano em suas relações sociais, o objetivo das Ciências Sociais é ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interações sociais.
Assim, as Ciências Sociais contribuem para um melhor entendimento da sociedade em que vivemos e dos fatos e processos sociais que nos rodeiam.
Sociologia = estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A sociologia abrange, portanto, o estudo dos grupos sociais; dos fatos sociais; da divisão da sociedade em camadas; da mobilidade social; dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade; etc.
Não enfoca a personalidade do indivíduo como causa do comportamento, mas examina a interação social e os padrões sociais (papéis, classes, cultura, poder e conflito e a socialização em processo). Concentra-se em nossa vida social.
“A NOVA CIÊNCIA” - Émile Durkheim
Augusto Comte (1798 – 1857) é tradicionalmente