Sociologia
a) Época do Renascimento: Começou no século XIV e difundiu-se nos séculos XV e XVI.
b) Lugares: Começou na Itália e difundiu-se por toda a Europa
c) Nomes Importantes: Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Pierro della Francesca, Botticelli, Rafael, Erasmo de Roterdão, Thomas Morus e Maquiavel.
d) Origem e significado do nome Renascimento: Foi empregado pela primeira vez em 1855 pelo historiador francês Jules Michelet para referir-se ao "descobrimento do Mundo e do homem".
2- Quais foram as contribuições de Thomas Morus e Nicolau Maquiavel para abrir o caminho da formação do pensamento científico social ou sociologia, alguns séculos depois?
Resposta: Thomas Morus: Em suas obras Cidade do Sol e Nova Atlântida, ele denuncia os males da sociedade - a rivalidade entre os homens, a injustiça e as desigualdades. Essas obras já expressavam as reflexões dos filósofos diante da vida social e dos problemas de sua época. Analisar a sociedade em suas contradições e visualizar uma maneira de resolvê-las, acreditar que da organização das relações políticas, econômicas e sociais derivam a felicidade do homem e seu bem-estar é, seguramente, o germe do pensamento sociológico.
Nicolau Maquiavel: A obra de Maquiavel estava à frente em relação ao desenvolvimento do pensamento científico, pois o autor tinha por objetivo conhecer a realidade tal como se apresenta, em vez de procurar imaginar como ela deveria ser.
3- Quais eram as diferenças mais importantes entre a mentalidade feudal e a renascentista?
Resposta: Feudalismo: Dominação política e filosófica inteiramente da Igreja, portanto, as formas de vida social eram intocáveis. Não existia comércio, o que predominava era a troca. Eram compostos por três grupos sociais: os nobres, o clero e os servos. Grandes latifundiários possuíam as terras nas quais os camponeses tinham que trabalhar a fim de ganhar seu sustento.
Renascentista: A redescoberta e a revalorização das referências culturais, nas artes, na filosofia