economia
A globalização é um fenômeno social que acontece no mundo todo dessa maneira se estabelece um efeito econômico, social, cultural e político entre diferentes países,essa foi a forma que os países se comunicavam e aproximavam pessoas e mercadorias.
Este fenômeno, surgiu juntamente com o aprimoramento dos meios de transportes,telecomunicação, enfim, todo processo de transição do avanço tecnológico. Com isso a distancia entre diversos países,parece estar mais curta, diante da grande facilidade de locomoção. Hoje em dia as noticias são transmitidas em tempo real com a, TV ,Internet, telefone, antigamente demorava demorava algum tempo para que chegasse ao conhecimento de todos.
Com o processo da globalização as relações comerciais entre os países estão mais valorizadas.
PAPEL DAS MULTINACIONAIS
As multinacionais, ou transnacionais são empresas que possuem uma matriz em um país e filiais em outros. No mundo globalizado, as multinacionais têm uma função fundamental, pois, espalham pelo mundo as suas características, ou seja, o local se torna global. A Nova DIT (Divisão Internacional do Trabalho) espalhou a produção pelo mundo.
São 5 fatores responsável pela desconcentração industrial, são eles: Mão de obra barata
Incentivos fiscais (baixos impostos)
Sindicatos fracos
Novos mercados consumidores
Novas fontes de matérias primas. A partir da metade do século XX, as grandes empresas de países desenvolvidos passaram a transferir parte de suas atividades para vários países, principalmente subdesenvolvidos.Desse modo surgiu uma nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), e o processo de produção industrial em larga escala deixou de ser exclusivo dos países mais ricos, passando a ser desenvolvido, também, em países até então com economia voltada para a produção e exportação de gêneros primários.
VANTAGENS:
A globalização apresenta alguns pontos positivos,a mesma ajudou a combater a inflação e a economia, ao deixar mais fácil