Sociologia
Conhecer é elaborar um modelo de realidade e projetar ordem onde havia caos.
Três elementos são necessários para que haja conhecimento:
a) O sujeito, que é o ser que conhece;
b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer;
c) A imagem mental em forma de opinião, idéia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto eque passa a habitar a subjetividade daquele que conhece.
Os tipos de conhecimentos usados pela humanidade:
O SENSO COMUM OU CONHECIMENTO POPULAR
Baseia-se na vivência espontânea da vida e é usado desde o surgimento do homem. É o saber adquirido através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano.Engloba costumes, hábitos, tradições, normas,éticas e tudo aquilo que se necessita para tentar viver bem. Não é sistematizado, não usa de procedimentos metodológicos nem é um conhecimento aprofundado, resultando em um saber que muitos chamam de saber empírico,vulgar e acrítico.No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que édito; é um saber informal que engloba até opiniões,estereótipos e preconceitos. É um saber imediato,subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito. ex: o conhecimento de um pescador, um agricultor,uma cozinheira, um jogador de futebol, um pedreiro, um índio sobre o segredo das plantas e animais da selva, o racismo, a homofobia, etnocentrismo, etc.
É importante salientar que no senso comum reside algumas das piores atitudes e comportamentos do ser humano tais como o racismo, homofobia,machismo, bullying, etc.
O CONHECIMENTO MÍTICO
Trata-se de um conhecimento que tenta explicar os fenômenos da natureza através de representações sobrenaturais que não são logicamente racionais nem resultantes de experimentações científicas. Usa linguagem simbólica e imaginária,baseando-se na crença em seres fantásticos e suas histórias sobrenaturais, como sendo responsáveis pela