sociologia
Bom para este pequeno texto começarei citando o capitulo 8 (ESPORTE E ESTADO), também o capitulo 9 (ESPORTE, ESTADO E CULTURA). Os interesses que podem mover o Estado a intervir ou a interagir com a organização esportiva? Os motivos são: "integração nacional", "educação cívica", "preservação da saúde da população", "melhoria da qualidade de vida", a política social brasileira - como qualquer outra política social precisa ser compreendida não em termos assistencialistas, mas sim, em termos econômicos e políticos como um instrumento usado pelo estado para manter as bases de funcionamento do sistema.
Nesta parte pode se observar que cita o estado como forma de assistência econômica, que no caso onde visitem não se tem nenhum tipo de ajuda econômica e com muitas dificuldades com a liberação do espaço para a pratica do esporte.
A localização das prioridades do Estado, se no âmbito do esporte de lazer ou no de alto rendimento ou espetáculo, pode ser um indicador dos motivos ou dos "serviços" (benefícios) que o Estado espera do esporte. Um Estado que privilegia em grande medida o esporte de alto rendimento ou espetáculo, certamente não espera com isso melhorar significativamente o nível de saúde de sua população. É importante ressaltar que para conseguir eficiência no que diz respeito ao motivo central da intervenção do Estado, qual seja, obter conquistas esportivas internacionais.
No paragrafo acima se fala de um apoio estatal, seria uma forma de merecimento do clube ou organização para se ganhar o apoio financeiro ou qualquer outro, mas para esse apoio vim e preciso conquistas que leve o nome do país ou estado para o mundo. Tirarei base através do futebol onde quanto mais títulos principalmente internacionais mais apoio financeiro terá, seja do governo ou mídia.
Parece-nos que o poder público, o Estado, pode assumir dois tipos de postura frente a esse processo:
a) a