Sociologia
Questão 01
A Sociologia surge durante um período de intensas transformações na sociedade européia. Na Inglaterra, o sistema feudal estava em declínio, enquanto o capitalismo se consolidava por meio da Revolução Industrial (a partir de 1680) e na França, a burguesia assumia o poder através da Revolução Francesa (1789), derrubando o feudalismo e aderindo o capitalismo como sistema econômico.
Houve, portanto, a superação de um sistema econômico por outro, no caso, do feudalismo pelo capitalismo e consequentemente a ascensão da classe burguesa e o declínio da Nobreza e do Clero. Consoante a isso, surge uma nova classe de trabalhadores assalariados (o Proletariado) que, devido à exacerbada exploração sofrida e influenciados pelo pensamento iluminista, se revoltam e exigem novas mudanças na sociedade. Para isso, realizaram atos violentos como quebrar as máquinas das indústrias, evoluindo para a criação de associações livres e formações de sindicatos.
Decorrente dessas transformações a sociedade estava em estado de desordem e surgiam ideologias opostas: as conservadoras, que estavam descontentes com as mudanças e prezavam pela reconstituição da estrutura feudal e as revolucionárias, que viam no capitalismo a esperança de uma sociedade mais justa e fraterna pra todos, o que provocava conflitos.
Com a intenção de consolidar o poder burguês e o capitalismo, os intelectuais são chamados ao estudo e compreensão da nova realidade social, de forma racional e crítica, pois, o pensamento teocrático fora superado pelo racional.
Passa a existir então, a necessidade de uma nova ciência focada no estudo da sociedade, especificamente no funcionamento desta, sendo com o passar do tempo denominada de Sociologia. Podendo ser entendida “como uma das manifestações do pensamento moderno” (MARTINS, 1989:10).
Questão 02
O sociólogo positivista Émile Durkheim é considerado um dos fundadores da sociologia moderna, preocupou-se nos seus trabalhos em priorizar a ação