Sociologia
A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
→ É uma ciência social que investiga a realidade social, segundo procedimentos científicos (tem um objecto de estudo e um método). A metodologia que se escolher vai influenciar o estudo em si. Ou seja, uma metodologia quantitativa vai incidir sobre aspectos diferentes de uma metodologia qualitativa. A própria opção metodológica é uma opção crucial para o trabalho a realizar.
O pensamento sociológico surge no contexto de revoluções – mudanças sociais muito rápidas durante um curto espaço de tempo. Algumas revoluções marcaram alterações nas sociedades (destacando-se a revolução industrial). Considera-se que essas alterações estão na origem daquilo que originou diversas formas de pensamento.
Alterações feitas com a revolução industrial:
A revolução industrial causou alterações profundas na sociedade. A sociedade predominantemente rural e agrária é urbanizada:
Os fazendeiros tornaram-se em operários;
Os homens foram substituídos por máquinas;
Etc
→ Deu origem ao republicanismo e à sociedade democrática;
→ Laicismo e superação da tradição teológica → Há um progressivo afastamento entre a igreja e o estado – desmembramento da filosofia com ciência-mãe.
→ O Darwinismo Social foi empregado para tentar explicar a inconstância pós-revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo interpretação da época da teoria de Darwin) e os mais ricos que evoluíram economicamente seriam os mais aptos a sobreviver por isso os mais evoluídos.
→ Houve a recomposição social e deu origem a uma importância do capitalismo industrial.
Há uma série de questões que surgem nesta época que vão culminar naquilo que é a sociologia.
Existem duas maneiras de ver a sociedade. Através da:
→ Sociologia da estrutura
→