Ibuprofeno
C13H18O2- iso-butil-propano-fenólico
Informações sobre o medicamento:
Ele foi descoberto em 1960 por Andrew RM Dunlop, com os colegas Stewart Adams, John Nicholson, Jeff Wilson e Colin Burrows e foi patenteado em 1961.
Categoria Terapêutica:
Medicamento Antiinflamatório Não Esteróide - AINE
Nomes comerciais:
Motrin, Rufen, Advil, Nuprin.
Formas Farmacêuticas
Oral (cápsulas, comprimidos, gotas e suspensão) e Injetáveis.
Mecanismo de Ação:
O ibuprofeno inibe a ação da enzima ciclooxigenase, que catalisa a transformação de ácidos graxos em prostaglandinas. Assim a síntese da prostaglandina é reduzida e é este o efeito analgésico e anti-inflamatório do remédio.
O ibuprofeno têm ação com início após 30 minutos, em média, com pico plasmático em 2 horas após ingestão oral, metabolização hepática e excreção renal.
Indicações:
Oral: Doenças Antiinflamatórias e distúrbios reumatóides, incluindo artrite reumatóide juvenil; dor leve a moderada, febre, dismenórreia, enxaqueca (prevenção e supressão), gota.
Injeção: O ibuprofeno lisina pode ser utilizado em bebês prematuros para induzir o fechamento de um canal arterial.
Contra Indicações:
Hipersensibilidade ao ibuprofeno, ao ácido acetilsalicílico, a outros AINES, ou a qualquer componente da formulação; dor perioperatória na revascularização do miocárdio; gestação (terceiro trimestre).
O ibuprofeno lisina é contra indicado em cardiopatia congênita; sangramento (especialmente na hemorragia intracraniana ou GI); trombocitopenia; defeitos na coagulação; enterocolite necrotizante comprovada ou suspeita; disfunção renal importante.
Reações Adversas
Tontura, Cefaléia, Irritações Cutâneas, Disturbios gastrointestinais, edema, zumbido, vômito, dentre outras.
Interações Medicamentosas:
Junto ao ácido acetilsalicílico pode-se ocorrer a dimuição da concentração sérica do ibuprofeno e redução dos efeitos cardioprotetores do acido